sexta-feira, 19 de junho de 2009

Alguns Conceitos de Administração...

A organização, a administração e o "administrador".


Uma organização é articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia. Os quatros elementos básicos para conceituar o entendimento do que venha ser uma organização são:

Propósitos – São os objetivos a serem alcançados.

Pessoas – São elas que pensão, planeja as atividades e garantem a sua execução, é tido como o ponto chave de qualquer organização.

Estrutura – o modo que as pessoas possam se articular e realizar suas tarefas

Tecnologia – são os meios para usar funções e atingir os objetivos.


Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.


As noções de eficácia, eficiência, e efetividade:

Eficiência – esta no fato de conseguir aperfeiçoar as operações, diminuindo custos, tempo e aumentando a produtividade.

Eficácia – são os resultados satisfatórios.

Efetividade – é a parte social, esta centrada em aspectos éticos, de responsabilidade pública e social.


Processos ou funções administrativas:

Planejamento - Processo de definir objetivos, atividades e recursos.

Organização - Processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. Implica a atribuição de responsabilidades e autoridades a pessoas e grupos.

Liderança - Processo de trabalhar com pessoas para assegurar a realização dos objetivos.

Controle - Processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.

O que são gerentes?


São pessoas bem sucedidas, que tem habilidades administrativas, possuem um poder de liderança e tem a função de liderar outras pessoas.


São três os níveis de gerencia que uma empresa pode possuir:

Gerentes de primeira linha – são os gerentes que estão lado a lado com os subordinados, nesse nível de gerencia é importante possuírem habilidades técnicas, pois, elas possibilitam aos gerentes usarem seu conhecimento das ferramentas, das técnicas e dos procedimentos que são específicos a suas áreas em particular.


Gerentes de nível médio – esses gerentes servem como meio de ligação entre as gerencias, eles precisam possuir mais habilidades humanas.


Gerentes de alto nível – nessa classe que são criados o objetivo para a empresa, necessita aqui muita habilidade conceitual.


A natureza da função gerencial permanece controversa através dos anos, embora a exigência por resultados não tenha decaído, pelo contrário, cada vez torna-se mais desafiadora. Convive rotineiramente com surpresas, sustos e problemas, tendo que tomar decisões imediatas.
Função recheada de imprevisibilidade, de descontinuidade em tarefas, de necessidade de interação para busca da coerência e de ações decisórias intermitentes. Em geral, é pressionada pela necessidade de agir sobre informações fragmentadas, enredada, sempre, na ambigüidade organizacional. Embora o planejamento e a necessidade de pensar o futuro sejam as suas melhores e mais eficaz ferramenta, dificilmente se consegue utilizá-las e é comum a recorre à intuição.

Gerenciar é pensar, decidir e agir para obter resultados. Para melhor decidir e agir é fundamental pensar e julgar. Entretanto, o pensamento apenas técnico pode ter desvantagens, ele precisa de amplitude e lateralidade. O conhecimento técnico fortalece a estrutura organizacional e melhora processos, mas as habilidades pessoais são essenciais para que a função transporte excelência, somente através do aprendizado gerencial é possível chegar a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário