domingo, 7 de junho de 2009

Ferramenta OLAP – Função, importância e aplicação


Micael A. Coutinho, Paulo Vinícius C. Ferreira, André Santana Sousa.

Graduandos do Curso Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

nazzarimac@hotmail.com ; pvinicius@hotmail.com ; stevensiandre@yahoo.com.br


Resumo.Este artigo discorre sobre o conceito de Ferramenta OLAP (On-Line Analytical Processing) que é um dos componentes de BI (Comércio que dá valor às informações). O objetivo é conhecer as funções e características desta ferramenta, sua importância para todos e quaisquer negócios e dar um exemplo da aplicação da mesma, que é o módulo OLAP do SQL Server. Portanto, uma visão geral, sucinta e objetiva do assunto em questão para uma fácil compreensão.

Palavras-Chave:
OLAP, Negócio, Informações, BI.

___________________________________________

Nesse artigo veremos o conceito de OLAP, suas principais características e variações. Uma ferramenta muito importante para qualquer empreendimento.

A ferramenta OLAP (Processamento Analítico On-line) é um dos softwares que fazem parte do BI (Business Inteligence). O chamado, "comércio inteligente", é a utilização de softwares que auxiliam no controle, previsão e análise do negócio e envolve também todo um conceito de gerência de negócio dando um alto valor às informações.

"Fazem parte dos pacotes Business Inteligence existente: o Datawarehouse (DW), Sistemas de Gestão integrados (ERP), ferramentas OLAP, Data Mining, Data Mart, CRM, Metadados, dentre outros".

Daremos ênfase à ferramenta OLAP que é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa.

"É de extrema importância, simplesmente por proporcionar produtividade para sua empresa, ajuda de tomadas de decisões, e nas analises necessárias pelas gerências".


Atualmente, em um mercado e ambiente empresarial altamente competitivos, dinâmicos e mutáveis, as empresas precisam ter uma capacidade de resposta imediata e tomar decisões objetivas e eficazes em tempo hábil. Para que isso seja possível as informações precisam estar disponíveis às pessoas certas, no formato desejado por elas, no momento e local almejados.Sendo exatamente isto o que o Processamento Analítico On-line faz, fornece para as organizações um procedimento de acesso, visualização, e análise de uma grande quantidade de dados corporativos com alta flexibilidade e performance, disponibilizando relatórios gerenciais para sistemas de apoio á tomada de decisões (SAD).

Alocar informações em bancos de dados sempre foi mais difícil que retirá-las. Quanto mais extensa e complexa a informação armazenada, mais difícil é extraí-la. A tecnologia OLAP soluciona esse problema por organizar os bancos de dados. A informação é conceitualmente organizada em cubos que armazenam valores quantitativos ou "medidas". Essas medidas são identificadas por duas ou mais categorias descritivas denominadas dimensões que formam a estrutura de um cubo.

"Ele organiza os dados em formato de cubos garantindo uma analise multidimensional das informações armazenadas no seu banco. Isso significa que estas informações serão analisadas, totalizadas e disponibilizadas para avaliação em conjunto com outras permitindo que o mesmo fato seja visto de diferentes ângulos".

"O cubo existe para analisar dados de forma multidimensional e sem ele, não haveria essa possibilidade".


Por analisar de forma multidimensional as informações, a ferramenta OLAP tem como características principais:

  1. Drill Across – Ocorre quando o usuário atravessa um nível intermediário numa mesma dimensão. Ex: Ele executa um Drill Across quando muda de ano direto para mês.
  2. Drill Down – Ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação.
  3. Drill Up – Ocorre quando o usuário aumenta o grau de granularidade da informação, é o contrario do Drill Down.
  4. Drill Throught – Ocorre quando o usuário muda a informação de dimensão. Ex: Estás na dimensão tempo e no próximo passo estás analisando a informação por região (outra dimensão).
  5. Alertas – Servem para destacar as situações importantes e indicar valores mediante condições, mas não isolar dados pelas mesmas.
  6. Ranking – Como o nome já diz, permite agrupar os resultados por ordem de maiores e menores, baseando-se em objetos numéricos (Measures).
  7. Filtros – Permite o usuário fazer refinamentos, por mais de uma vez, na pesquisa (Query) solicitada. Como se fossem filtros de informações.
  8. Sorts – Serve para ordenar as informações de forma crescente ou decrescente, de acordo com a escolha do usuário.
  9. Breaks – Serve para agrupar as informações em blocos. Ex: O usuário que ver as informações por cidades, então ele executou um break. Após esta ação ter sido executada, as informações estarão agrupadas por cidades.
  10. Slice and Dice – É uma das características principais da ferramenta. Como o OLAP gera ou recupera um micro-cubo, o Slice and Dice é o responsável por modificar a posição de uma informação, alterar linhas e colunas para facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que tiver necessidade.

TIPOS DE OLAP

As ferramentas ROLAP, MOLAP, HOLAP E DOLAP possibilitam diferentes formas de organizar os dados antes de apresentá-los ao usuário final. A ROLAP é empregada para uma análise mais exploratória dos dados, sendo bastante utilizada pela área de marketing.

A ferramenta MOLAP permite análises mais simples e rápidas, mas também apresenta limitação de tamanho, tendo estrutura similar ao de uma planilha, com linhas e colunas. A HOLAP resultou da combinação entre as ferramentas MOLAP e ROLAP, extraindo o que a de melhor de ambas. As ferramentas DOLAP (Desktop Online Analytical Processing) permitem o processamento da máquina cliente (que pode ser um PC comum), sem problemas de tráfego de rede e nem problemas de escalabilidade. Elas disparam uma instrução SQL (Structure Query Language) de uma máquina cliente qualquer (como um simples PC, por exemplo) para o servidor e recebem o microcubo de volta para ser analisado no PC. A única desvantagem é que o microcubo não pode ser muito grande.

Conclusão:

Portanto, a ferramenta OLAP traz ganhos significativos de produtividade, devido ao auxílio na tomada de decisões, disponibilidade de informações estratégicas vistas sob muitos prismas diferentes. Tudo isto de forma instantânea e consistente, com respostas rápidas às consultas e perguntas de gerentes e analistas.

Esse tratamento à informação e benefícios gerados pela ferramenta OLAP é que a torna tão poderosa num ambiente empresarial. A organização dos dados sob uma estrutura de cubos permite a análise multidimensional das informações e fornece a informação precisa trazendo grandes vantagens ao empreendimento.

______________________________________________________________

REFERÊNCIAS

1- SISNEMA Entendendo o OLAP Disponível em: <http://sisnema.com.br/Materias/idmat014802.htm> Acesso em: 27 nov. 2006

2- SISNEMA Tecnologia OLAP: Aprenda mais sobre essa importante ferramenta Disponível em: <http://sisnema.com.br/Materias/idmat014812.htm> Acesso em: 27 nov. 2006

3- Souza, Michel Ferramentas OLAP Disponível em: <http://www.imasters.com.br/artigo/1498/gerencia/ferramentas_olap> Acesso em: 24 nov. 2006.

4- DW Brasil OLAP Disponível em: <http://www.dwbrasil.com.br/html/olap.html> Acesso em: 20 nov. 2006

5- Sowek, Carlos Alberto Tecnologia OLAP Disponível em: <http://www.pr.gov.br/batebyte/edicoes/1999/bb87/olap.htm> Acesso em: 23 nov. 2006

6- Cielo, Ivã OLAP Disponível em: <
http://www.datawarehouse.inf.br/artigos/olap.asp> Acesso em: 23 nov. 2006

7- Wikipédia, a enciclopédia livre OLAP Disponível em: <
http://pt.wikipedia.org/wiki/OLAP> Acesso em: 21 nov. 2006

Um comentário:

  1. Este foi um artigo realizado quando eu ainda estava no primeiro semestre do Curso de SI, foi muito interessante e bastante animador.

    ResponderExcluir